O fim da Antena 1 Rio

Uma das coisas que sempre gostei de fazer desde adolescente foi escutar música. Era um excelente passatempo para distrair a mente enquanto esperava as aulas no colégio, ou nas viagens de ônibus indo e vindo da faculdade ou do trabalho. Devido à minha preferência musical por músicas internacionais de bandas dos anos 80 e 90, e pela dificuldade de recepção de rádio por onde passava, na maioria das vezes eu colocava no ouvido a minha seleção pessoal, devidamente gravada na mídia vigente na época, começando com as fitas K7, passando pelos CDs e hoje na praticidade do MP3. Mas sempre haviam aqueles momentos na sala de espera do dentista ou quando a pilha do aparelho ficava fraca que eu recorria às estações de rádio, somando-se a isso o fato de que aqui em casa normalmente deixo o rádio ligado para criar um "som ambiente". E nesses momentos era de lei colocar na Antena 1, no 103,7 FM.

Essa era uma das poucas emissoras que tinha um bom repertório de músicas que gosto. Apesar de em certos momentos dar uma certa atenção exagerada às músicas dos anos 60 e 70 e algumas enjoativas da MPB, em boa parte de seu tempo o som era agradável, sem nenhum minuto de pagode e funk, trazendo só músicas de bandas consagradas. Graças a essa emissora comecei a gostar de uma das minhas bandas favoritas, o Roxette, além de conhecer músicas excelentes interpretadas por Bryan Adams, U2, Bon Jovi, The Corrs e Gloria Estefan, entre outros. Boas músicas sempre tocavam nos programas Big Hour, logo antes daquela bosta da Hora do Brasil, e no Night by Lite.

Mas, para a minha infelicidade e de tantos ouvintes, a Antena 1 acabou nessa segunda-feira passada... Exatamente à meia-noite do dia 1 de junho essa emissora de mais de 20 anos de vida encerrou suas atividades. No dia anterior, como de costume, estava escutando a rádio, que estava trazendo na parte da tarde um repertório de músicas antigas (confesso que não escutei muito, por não ser meu estilo), enquanto a apresentadora anunciava em vários momentos que a partir do dia seguinte teria-se uma nova programação. Eu imaginava serem mudanças no repertório de músicas, mas acabou que a Antena 1 saiu do ar, dando lugar à Nativa FM, uma radiozinha de merda, repleta de músicas sertanejas e pagodes insuportáveis! Curiosamente, a Nativa já possuía uma faixa no range FM, mas sua posição original foi aberta para outra emissora ruinzinha, a Tupi, que teve um upgrade vindo do AM.

Uma sacanagem muito grande, isso só mostra que se você não tem o gosto do povão, não tem vez. Logicamente, o gosto musical é algo extremamente subjetivo, cada um tem o seu, mas é indiscutível como há uma tendência dos meios de comunicação de incentivar ao povo a gostar de determinadas coisas, sendo que quando se fala de música a tendência é um incentivo à MPB e pagode. É só você ir em uma loja de música: caso você esteje procurando por algum CD de um artista internacional de qualidade, dificilmente vai encontrá-lo, e caso dê sorte, não pagará menos que R$40,00; agora, se você quiser comprar o último CD de atrocidades musicais como Caetano Veloso ou MC Leozinho (aquele quadúpede que canta aquela merda cujo único verso "Se ela dança, eu danço" é repetido 468 vezes), encontrará facilmente por um preço acessível.

Enfim, para aqueles que como eu gostam de uma boa música, restam apenas a JB FM e a Paradiso (essa última que abusa da MPB), ou então recorrer aos MP3. Ficará a saudade da Antena 1, uma das poucas rádios que era boa de se ouvir...

Comentários