Vizinhos chatos

Eu sempre morei durante a minha vida em apartamentos, consequência quase que natural quando se vive no Rio de Janeiro. Moro atualmente em um prédio antigo, e a distribuição interna fez com que eu ficasse no quarto que fica nos fundos do apartamento, com a janela virada para a área de serviço interna do edifício. Sempre vi isso como algo vantajoso, não apenas pelo fato de que ficar com a janela para essa área interna meu quarto ficaria protegido da luz do nascer do Sol (ideal para dormir até mais tarde nos fins de semana), assim como ficaria longe do barulho da rua. Mas acho que estava enganado de que só seriam maravilhas...

Uma das piores coisas de se morar em um apartamento são os vizinhos chatos, e para meu azar o prédio aqui está cheio. E o maior incômodo que os demais condôminos provocam é sem dúvida o barulho excessivo e fora de hora. Tem de tudo: crianças mal-educadas gritando, pessoas ouvindo aquelas estações de rádio AM ou programas religiosos, outros que assistem televisão em volume máximo, criaturas egocêntricas que gostam de falar alto para todo mundo ficar sabendo da vida delas, sem falar em um monte de empregadas de diversos apartamentos que ficam conversando umas com as outras pela janela, como se estivessem no cortiço onde moram. Pra completar, ainda tem um filho da puta no prédio que se acha o Pavarotti e fica cantando ópera! Realmente, tem que ter paciência...

Como falei, o pior de tudo é que todo esse barulho é feito nos horários mais impróprios. É bastante comum nas horas que vou dormir, entre 22:30 e 23:00, ter que aturar a barulheira toda. Normalmente são pessoas que assistem programas como Grande Família ou Big Brother com o volume lá em cima. Sério, eu chego a escutar esses programas em TVs alheias em um volume muito maior de quando eu vejo televisão dentro de minha casa! Isso me deixa puto, eu acabo sempre xingando a pessoa e mandando ela abaixar o volume, algumas vezes recorro ao interfone para reclamar com a portaria, mas de nada adianta. É uma grande falta de respeito com quem precisa acordar cedo para trabalhar.

Ah, e tem o outro lado também, pois normalmente nos fins de semana, quando eu quero aproveitar para dormir até mais tarde, sempre aparece algum morador cretino que às sete e pouco liga o rádio lá em cima, naqueles programas absurdos da Igreja Universal com o pastor pregando, ou então no programa do Garotinho da Globo, com aquela vinheta insuportável. Aí nesse caso nem adianta reclamar, pois o estrago já está feito, e acordo com mau humor...

Você pode estar se perguntando se não existem regras de condomínio para proibir barulho excessivo até certa hora da noite. Gosto de fazer uma comparação do meu prédio com o Brasil: as regras até existem, mas não são seguidas e fica por isso mesmo. Existe a tal "lei do silêncio" proibindo barulho depois das dez da noite, mas nada é feito, a barulheira continua. Não há nenhuma punição, o máximo que acontece é o síndico ligar para a pessoa e pedir para abaixar o som, apenas se muita gente estiver reclamando. E é uma solução paliativa, pois essa pessoa certamente no dia seguinte vai fazer barulho de novo... Ah, se eu fosse síndico, implementava uma multa para aqueles moradores que fizessem barulho depois da hora permitida (como ocorre em muitos prédios), aí sim o pessoal ia respeitar.

O mais bizarro de tudo é que ao mesmo tempo que essa regra de evitar barulho depois das dez é solenemente ignorada, outra regra também relacionada à poluição sonora é rigorosamente cumprida: aqui no meu prédio, é proibido fazer barulho de obra antes das 9:00 ou depois das 18:00. Ai de você se der uma martelada às 8:59, ou se usar rapidinho a furadeira às 18:01, alguém já vai berrar na área de serviço reclamando do barulho, o interfone vai tocar e vão chamar sua atenção. Já aconteceu aqui uma vez, em uma rápida emergência precisei dar algumas marretadas em um registro, e levei uma bronca grande do síndico! É impressionante como são as coisas, usar uma furadeira durante sete segundos depois da seis da tarde é algo inaceitável, mas assistir a novela no volume máximo depois das onze da noite não tem problema...

Fico me perguntando o porquê das pessoas fazerem tanto barulho nessas horas, imagino qual deve ser a razão para as pessoas precisarem colocar o volume da TV ou do rádio tão alto. Será que esses indivíduos têm dificuldade para ouvir? Se for isso, por que não procuram um médico? Embora imagino que nessas situações o problema deve ser outro, pode ser falta de higiene e muita cêra no ouvido, isso sim. Mas diria que tudo isso não passa de puro egoísmo, pessoas assim estão na verdade cagando e andando para os outros, são verdadeiros estúpidos que não sabem viver em sociedade. Se acham no direito de poder colocar uma música alta, e ignoram o direito dos demais moradores em ter silêncio para poder dormir em paz.

Por essas e outras é que eu acabo perdendo a paciência com as pessoas, nessas horas eu tinha vontade de morar numa casa, isolado do restante da sociedade, que nem um ermitão, podendo desfrutar de um bom sono sem ser acordado pela televisão dos vizinhos.

Comentários

Anônimo disse…
Falando em lei, estou estudando legislação para concurso público, e na Constituição Federal, diz que o salário mínimo deve ser o suficiente (para o lazer, alimentação, contas, transporte e entre outros) para cidadão e sua família. Isso me deixou enojado em um determinado momento, pois, sabemos que isso não acontece no mundo real.
Um abraço.