Criticando os críticos

Estive vendo outro dia num site uma crítica ao filme do G.I.Joe, apenas por curiosidade... Eu estava a fim de ver e digo que após ler o que o cidadão do link falou do filme, falando mal de tudo e só faltando cuspir sobre o cartaz de divulgação, estou com mais vontade ainda! Vale a pena ler essa crítica para rir um pouco, e ver como o carinha arrumou todos os argumentos possíveis e imagináveis para pisar em cima do filme, falando mal dos atores, dos personagens, dos efeitos especiais e por aí vai. Pérolas incríveis, como dizer que G.I.Joe é "levemente melhor que Transformers por ser mais curto", dessa forma submetendo o espectador a uma tortura menor, esse é mais um exemplo da conduta pseudo-intelectual e da postura egocêntrica dos críticos de cinema, só contribuindo ainda mais para que pessoas como eu os odeie.

Uma coisa precisa ser entendida, algo que já falei aqui em outra oportunidade: gosto não se discute, e opinião é que nem o esfíncter (para não dizer outra coisa), cada um tem o seu. E esse é um argumento que sob meu ponto de vista é totalmente aplicável não só para a preferência cinéfila, mas também ao teatro, música e literatura. Eu por exemplo não suporto Caetano Veloso, mas sei que tem gente que é fã, ao passo que curto Bryan Adams mas tem gente que o acha sem graça. Quem é o dono da razão? Ninguém, cada um está certo sob seu ponto de vista, de acordo com as suas preferências. Mesma coisa com o cinema: o conceito de filme bom e ruim é extremamente subjetivo, cada pessoa é um indivíduo e tem o direito a gostar do que quiser. Mas não é assim que pensa o crítico. Fico me perguntando quem inventou essa profissão, embora relatos dizem que surgiu na Idade da Pedra (a cena começa aos 45 segundos)...



Para mim, o crítico nada mais é que uma pessoa que tem a sua opinião a respeito de algo (como de um filme ou de um livro), mas tem a possibilidade de torná-la pública em um jornal, revista ou site. O problema é que os críticos se julgam os "entendidos" do assunto, e usam esse espaço para deixar clara as suas opiniões e para tentar convencer as pessoas delas. Eles acham que apenas eles sabem o que é um filme bom, e se acham no direito de esculachar e destruir uma produção que não atenda aos seus quesitos rigorosos. Imagino que o sonho de todo o crítico é ter o controle sobre que filmes vão ser divulgados nos cinemas: não teríamos mais filmes bons como Exterminador do Futuro ou divertidos como Corra que a Polícia Vem Aí, e viveríamos em um pesadelo regado de filmes alternativos do leste europeu, tramas insuportáveis do Woody Allen ou filmecos toscos do Michael Moore.

Focando no cinema, o mais curioso como todos os críticos acabam sendo praticamente unânimes em suas preferências. Por exemplo, se o filme é um blockbuster de verão, é uma merda. Tratando-se de uma produção sueca cujo diretor tem mais consoantes no nome que o Schwarzenegger, é uma obra-prima. Outra coisa bastante comum, sempre que o filme enaltecer um pouco os EUA, é um lixo, porém se é um filme sobre a vida do Che Guevara é uma perfeição, só mostrando como a maioria dos críticos além de convencida é anti-americana e esquedista. Ah, e nem precisa dizer que produções nacionais são sempre colocadas em destaque: mas desde que sejam recheadas de pornografia e apologia aos bandidos, Tropa de Elite por exemplo (na minha opinião um dos pouquíssimos filmes brasileiros de tirar o chapéu) é um mau exemplo e exagerado. Típicos comentários encontrados na coluna do famoso Bonequinho do jornal O Globo, aplaudindo de pé os filmes considerados pela crítica e saindo do cinema nos filmes que ela não suporta. Sério, nas poucas vezes que consultei o jornal, ver o maldito bonequinho dormindo ou indo embora era um sinal de que valia a pena assistir o filme.

Cansei de ver comentários tão estúpidos e sem-sentido em críticas sobre filmes de respeito e muito bons, e o pior é que tem muita gente que para parecer culta acompanha a crítica, um sério sinal de falta de personalidade e consideração pelas suas próprias preferências. Por exemplo, um super filme como A Múmia é visto como algo falso e irreal. Puta merda, é um filme de aventura com uma pitada de fantasia, não é pra ser realista! O Schwarzenegger está no elenco? Só isso já é suficiente para os críticos dizerem que o filme é tosco e sem profundidade. Como podem? Logo o Arnold com suas frases poéticas como "I'll be back" e "Hasta la vista, baby!", com toda a sua sutileza ao jogar um bandido de um penhasco ou ao disparar um terrorista preso a um míssil. E no o clássico Duro de Matar, tem gente que diz que não passa de tiroteio sem sentido com banalização da violência! Fala sério, é um filmaço com John McClane se arrebentando todo para vencer os terroristas, tem cena mais hilária que o bandido amarrado na cadeira com chapeuzinho de Papai Noel?

Now I have a machine gun! Ho ho ho!

O pior é que eu acabarei sendo julgado como um texugo aculturado por pensar dessa forma, por gostar desse tipo de filme. Digo e repito, tudo não passa de uma questão de gosto pessoal, cada um assiste o filme que deseje. A última coisa que vou fazer é ver alguma coisa só porque a crítica acha que devo. Pra começar, o cinema está bem caro, e acho uma idiotice assistir algo que não goste. Além disso, não há nada de errado em ver uma comédia escrachada do Jim Carrey ou um bom filme de ação e porrada com o Chuck Norris para me descontrair e rir um pouco, o filme para ser bom não precisa necessariamente me fazer pensar ou ter uma trama complexa (já basta isso no meu trabalho). Por fim, eu não preciso assistir um filme todo culto aclamado pela crítica para parecer inteligente: te garanto que além de mais inteligente, tenho mais personalidade e senso crítico que toda essa cambada de críticos que se acham os donos da verdade. Na minha opinião, essa história de assistir filme "cabeça" só para ficar posando de sofisticado não passa de uma grande babaquice.

Para fechar a discussão, torno a repetir que ao ver críticas tão ruins de sujeitos que se acham os verdadeiros conhecedores da sétima arte a respeito do filme G.I.Joe, tenho ainda mais vontade de assistí-lo. Sei que não posso esperar um filme de ponta, mas certamente será uma boa distração depois de uma semana de trabalho, sem falar de reviver a nostalgia de quando brincava de Comandos em Ação. E para os críticos, sigo a recomendação do ilustre Comandante Cobra...

Comentários