A sobre-vida do disquete

Um dia eu estava aqui, escrevendo um texto no Word, e de repente me dei conta de uma coisa curiosa, talvez que passe despercebida para alguns. Pode parecer babaquice, mas você se deu conta que até hoje muitos programas ainda usam a imagem do disquete para o botão Save?

Fico me perguntando, quem usa disquete hoje em dia? Começando com a chegada dos CD-Rs e continuando hoje com a explosão dos pen-drives, o pequeno quadrado de plástico com 1.44 MB de capacidade se tornou uma peça de museu alguns anos atrás. Confesso que ainda tenho uns três disquetes desses que sobreviveram à época de faculdade, mas que servem apenas para ocupar espaço em meu armário, principalmente pelo fato de que tanto no computador de casa como no do trabalho sequer existe uma unidade de disquete. Eles ficam apenas como lembrança de épocas não tão distantes, e fico a imaginar que algum tempo atrás eu precisava de uma caixa de 10 disquetes para guardar meus trabalhos da faculdade, e hoje posso colocar todos esses arquivos em um pen-drive, juntamente com uma centena de músicas, várias fotos de minha última viagem e um emulador com os melhores jogos de Mega Drive...

Mas é curioso ver como mesmo depois da extinção dos disquetes, eles continuam vivos no menu Arquivo de muitos softwares. Abra, por exemplo, um documento no Office 2007, e para salvar o arquivo lá está uma imagem desse antigo dispositivo de armazenamento...

Do jeito que a coisa vai, parece que o disquete se tornou mesmo o símbolo universal de salvar e vamos ter que aturá-lo ainda um bom tempo nas janelas de nossos programas. O mais engraçado será quando a geração mais nova começar a mexer no computador, ver o desenho do disquete e se perguntar "Que diabos é isso?"

Comentários