Que p... é "shimbalaiê"?

Eu costumo ouvir bastante música, na maioria das vezes escuto minhas canções prediletas no MP3 Player, mas tem horas que por motivos de força maior (ou falta de força, quando acabam as pilhas dele), acabo ouvindo o rádio. Eu costumava escutar muita a saudosa Antena 1 Light FM, mas há mais ou menos 1 ano essa estação se acabou, ficando a intragável Tupi. Se você se lembra, cheguei a fazer uma postagem aqui sobre isso.

Enfim, acabou que consegui encontrar uma estação que viria a se aproximar relativamente da Antena 1, a Paradiso. Alguns meses depois do fim da Antena 1, a própria Paradiso passou por uma mudança, sendo adquirida pelo grupo Sulamerica. A primeira coisa que aconteceu é que mais da metade das propagandas são dos seguros da Sulamerica, e a segunda coisa que aconteceu é que tiraram do ar aquelas vinhetas com aquela bichona do Miguel Falabella. E a estação começou a mudar um pouco a sua programação, se aproximando mais da velha Light FM, tem horas que até imagino ser a antiga 103,7 pois uma das antigas apresentadoras de lá acabou contratada pela Paradiso.

Mas se tem uma coisa que não muda em qualquer estação é a exagerada mega-valorização das músicas nacionais. Algum dia vou falar um pouco mais a respeito, mas o que acontece é que mais da metade da programação é de MPB. Vou te contar, mas tem umas musiquinhas muito escrotas! E o pior de tudo é que volta e meia aparece algum desses pseudo-artistas da moda, que cantam uma música ou duas, e que recebe uma puta atenção da mídia, ou por sua canção estar na novela das 8 ou estar bombando nas paradas. Logicamente, na eterna busca pela audiência, as estações passam a tocar a tal música incansavelmente, e torna-se insuportável para um simples texugo anti-MPB aturar essas músicas. E a música da vez é essa tal de "Shimbalaiê".


Shimbalaiê fazendo sucesso internacional

Não vou colocar nenhum link para essa música, pois sou totalmente contra a proliferação de drogas, mas caso você tenha a curiosidade de conhecer essa música (caso não tenha tido ainda esse desprazer), é só procurar rapidamente na Internet ou ligar qualquer estação de rádio, que no máximo em 1 hora a maldita vai tocar. Já peço desculpas pelo meu palavreado ao longo do post, mas puta que pariu! Essa atrocidade que chamam de música é uma das coisas mais insuportáveis que já escutei, dá vontade de pegar um garfo, enfiar no olho e girar! Escutando essa porcaria entendi um novo significado para diarréia verbal, coisa ruim pra cacete! Como é que uma pessoa inventa uma música tão podre?

O mais bizarro de tudo é que, como ocorre em 9 de 10 músicas brasileiras, existe a incansável repetição de um refrão. Vejo que existem duas razões para isso, a primeira sendo a falta de originalidade e criatividade da maioria dos artistas brasileiros, para não ter trabalho criam um refrão que é repetido diversas vezes. Isso quando a música não é do tipo "historinha", sem nenhuma melodia e se resume ao cantor falar os versos, muitas vezes para dar em torno dos habituais três minutos de música é necessário repetir toda a canção. O segundo motivo é a própria audiência: lembre-se que estamos falando de um povo na sua maioria ignorante, logo a música não pode ser muito complicada para ser mais facilmente decorada. É só ver como as músicas do momento possuem sempre essa repetição, que cai facilmente no costume do povo. Você se lembra daquele pustulento do MC Leozinho, por exemplo? Aquele crime que ele chama de música era composto basicamente pelo verso "se ela dança, eu danço", cantado 325 vezes com a mesma voz de bunda mole...

Olha, essa atrocidade do "se ela dança, eu danço" era algo que eu odiava, sentia meus intestinos se revirarem quando escutava aquela merda. Mas agora essa "shimbalaiê" tá superando na escala de nojeira. Da mesma forma, a cantora se usa da repetição, com os versos sempre começando por "shimbalaiê". Caralho, que diabos é essa merda de "shimbalaiê"? Por mais intragável que seja a música, a maldita ainda atiçou a minha curiosidade de responder aquela pergunta que sempre bate na minha mente quando a música atinge meus ouvidos: what the pôrra is that?

E sabe o que é pior? Essa porcaria de shimbalaiê não significa nada! Pensei ser algum dialeto africano ou algum termo comum na umbanda ou outras das religiões afrodescendentes, mas na verdade essa palavra não tem nenhum significado, ela sequer existe! A cantora inventou essa merda sabe-se lá como, talvez quando soltava um barro ou lavava a roupa suja no tanque, achou a palavra bonitinha, viu o potencial musical dela e colocou numa música. É essa mania que os cantores nacionais têm de assassinar a língua, mudando as regras das sílabas tônicas só para garantir as rimas, com aquela bicha enrustida do Caetano Veloso cantando féliz ou aquela fanchona da Ana Carolina com um temível procurandú, agora estão inventando palavras. No final, a intenção é essa mesma, a mulher inventou uma palavra e todo mundo está falando na música, tudo não passa de uma tática covarde para ganhar fama e audiência...

Acho que vou fazer o mesmo por aqui, afinal de contas a média de visitas aqui do blog está mais baixa que anão de circo. Talvez eu consiga mais visitas se mudar o nome de Texugo Maluco para Texugo Shimbalaiê... Se bem que assim eu ainda seria processado pela cantora (afinal de contas, após tanto sucesso imagino que ela deva ter registrado a patente da palavra shimbalaiê), teria que ser mais original que isso. Que tal então Chelenugô Alaiatantam?


Comentários