Senha mais segura?

Às vezes fico meio encucado com certas coisas do cotidiano... Certas bobeiras que a pessoa comum muitas vezes ignora, mas que não passam despercebidas por este texugo sem muito o que fazer. Principalmente quando está faltando idéia para um tema de postagem.

Como aconteceu comigo outro dia, quando queria logar no site de minha operadora de telefone celular. Chegava então um certo ponto onde temos que colocar a senha, nos obrigando a lembrar qual a sequência correta ou recorrer a alguma "cola" onde ela está anotada (algo que eu não havia feito para esse site em particular). Foda, hoje em dia é senha de tudo: do banco, do cartão de crédito, do vale refeição, do e-mail, da conta do Facebook, do blog. Fácil se enrolar com tudo isso, mas eventualmente me lembrei da senha do site... Só para descobrir que os putos mudaram o sistema, pedindo agora o cadastro de uma nova senha, maior.


Sim, a sensação é quase a mesma de levar um chute nas bolas.

Enfim, então lá vou eu, puto da vida, pensando na nova senha que eu vou ter que decorar. Nessa, eu teria que bolar uma senha com 6 dígitos, e para não me enrolar coloquei uma senha numérica padrão que uso para alguns sites. Claro, eu não seria idiota a ponto de usar por exemplo a mesma sequência do meu cartão de banco. Por mais que recomendem usar senhas difíceis e nunca repetir, para certas situações mais inofensivas procuro simplificar e usar uma que já conheço. Nessa situação particular, o pior que poderia acontecer se minha senha caísse nas mãos de um hacker seria ele ter pagar a minha conta...

E claro, a minha senha era bem melhor do que aquela do escudo protetor do S.O.S. Tem Um Louco Solto no Espaço...


Aliás, você sabia que inventaram uma série animada desse filme fantástico? Sim, voltaram com os hilários Dark Helmet, Yogurt e Barf (que na dublagem ganhou o nome de Baba, interpretado pelo saudoso John Candy). Tenho até curiosidade de ver um desses episódios, embora tenho a impressão que deve estar repleta de piadas forçadas...


Chega de desvios... Depois de preencher todas as lacunas, onde temos que informar RG, CPF, endereço, tamanho da cueca e o seu Angry Bird preferido, clico na pôrra do botão de concluir, e recebo um sonoro esporro dos auto-falantes de meu computador, dizendo que a senha é inválida. Aí, percebo o porquê.


Por uma fudida coincidência do destino, a minha senha tinha um número que eu repetia. Não era logo na sequência, mas mesmo assim o maldito programa não permitia que fossem repetidos os algarismos, alegando que isso torna a senha mais segura...

Mais segura? Será mesmo? Aí vem então aqueles momentos onde o ócio e a curiosidade se unem, e começo a pensar se realmente ese papo é sério, e acabo recorrendo a velha e boa Matemática para comprovar.

Acompanhe o meu raciocínio. Vamos supor que temos que bolar uma senha de 6 dígitos, usando qualquer um dos 10 algarismos. Sem se preocupar em evitar que eles se repitam, o que permitiria senhas indo desde 111111 até 696969...

Aí temos que recorrer a ajuda de uma calculadora, para fazer uma sequência de multiplicações, embora essa primeira conta seja relativamente mais fácil, pois para cada uma das seis posições da senha podemos usar qualquer um dos 10 algarismos, logo o total de combinações seria de:

10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 1.000.000

Ou seja, tendo a possibilidade de escolher qualquer algarismo para todas as posições da senha, temos 1 milhão de combinações possíveis. Convenhamos que é opção pra cacete!

Agora, vamos pensar que não podemos repetir algarismos. Isso significa que para a primeira posição da senha, temos à disposição todos os 10 algarismos, mas para a segunda posição passamos a ter menos uma opção para escolher. Por exemplo, se eu já coloco o 2, para a posição seguinte posso colocar qualquer um, menos o 2. E assim por diante, para a terceira posição da senha não teria mais como usar os dois números escolhidos, para quarta posição não poderia repetir esses três números usados, e teríamos a seguinte quantidade de equações.

10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 = 151.200

Sim, seguindo essa nova regrinha, temos agora pouco mais de 150 mil opções. Isso sem se preocupar em não colocar números em sequência imediata, como o site exige, o que complicaria um pouco mais o cálculo.

Não sei se o meu raciocínio está perfeito, bobeando deve ter alguma outra forma mais inteligente de fazer isso, mas uma coisa eu não desaprendi da escola: sei que 1 milhão é maior que 151.200...

Cara, mas o pior não é isso... Se você voltar a olhar na imagem, você verá que o site diz que a senha deve ter de 6 a 12 caracteres... Bem...


Como que você pretende que eu crie uma senha de 12 caracteres, se existem apenas 10 algarismos disponíveis para usar, seu canalha?! Pôrra!
Sei lá, não é possível que os caras sejam tão burros... Ou é um bug fenomenal que eles colocaram no site, ou então fui eu quem fiz alguma cagada na hora de botar a senha.

Caso você esteja se perguntando como resolvi o problema: apenas ignorei e larguei de mão, desisti de cadastrar uma nova senha nessa porcaria! Sério, tenho coisas mais importantes para fazer do que ficar bolando mais uma senha, sem colocar números repetidos...

*** UPDATE 10/06/2012 *** 

Depois de ter colocado a postagem, passado um tempo percebi que eu cometi um erro crasso! Me confundi com o nome dublado do personagem Barf não era Vômito, mas sim Baba. Lambança total, mas até justificada, fui induzido ao erro por aquela cena do Pizza The Hutt.

"Baba, vômito... Dá no mesmo..."

Comentários