Apostas para a Euro 2016 - Oitavas de Final

Continuamos com a Euro 2016, que sem dúvida está sendo relativamente empolgante. Talvez não tanto como a última, por algum motivo eu não estou acompanhando esta competição com a mesma frequência do torneio passado realizado em conjunto pela Ucrânia e Polônia. Sim, naquela época acho que eu estava de férias, assim consegui assistir com maior dedicação esta que é praticamente uma Copa do Mundo sem Argentina e Brasil. Se bem que, considerando o péssimo nível da seleção canarinho, só quem faz falta na Euro são nossos hermanos. Sinceramente, faz mais falta aquele negão do Balotelli da seleção italiana, figuraça aquele merda.


Aliás, acho que cabe um breve comentário sobre a Copa América Centenário, que está rolando ao mesmo tempo e que foi solenemente ignorada por este texugo. Como já era esperado, o Brasil passou uma vergonha homérica, começando com um empate sem vergonha contra o Equador, graças a uma ajuda do árbitro que não validou um gol legítimo, onde o goleiro brasileiro bateu roupa e deixou a bola entrar. Depois, a seleção do Dunga ficou se achando após ter goleado por 7 a 1 o Haiti. Na boa, um time que se preze não pode ficar comemorando 7 a 1, esse é o típico placar que se faz contra uma seleção inexpressiva, fraca e incompetente. Como a Alemanha fez na Copa. E depois nossa seleção conseguiu a proeza de perder para o Peru, com um gol de mão, sendo assim eliminada da competição ainda na primeira fase. 

Agora, já estamos nas finais, onde teremos um confronto entre Argentina e Chile pelo caneco dessa edição especial do torneio americano. Bem provável que os argentinos levem essa, embora o Chile tá mostrando que tem muita força, após sapecar 7 a 0 no México e despachar a Colômbia nas semifinais, em um jogo que teve até que ser interrompido por conta de uma mega tempestade.


Bom, mas vamos voltar para a Euro. Neste post aqui eu fiz uma previsão de como estariam as classificações dos seis grupos. Como era esperado, tivemos algumas surpresas, com seleções que conseguiram grandes feitos ou que pagaram um mico homérico, só não superando a vergonha de nossa seleção verde-amarela. Vamos ver como me saí, usando aqui a mesma fórmula que eu apliquei na época da Copa, indicando em verde os acertos. Como aqui rola aquela jogada de melhor 3º colocado, preferi não me preocupar em ver os times que eu acertei a classificação ou desclassificação. Afinal de contas, imagino que vocês estão pouco preocupados com a pontuação que fiz.


Aqui vou dizer que foi relativamente fácil, a França fez valer toda a vantagem de jogar em casa, embora tenha apresentado um futebol ainda não muito empolgante. Vamos ver como ela se comporta em jogos mais decisivos. Ela foi seguida pela Suíça em segundo, algo que eu também previ sem maiores dificuldades. Interessante como um país tão pequeno como esse consegue juntar uma equipe de futebol...

Mas aqui tivemos uma grande surpresa, com a Albânia alcançando o terceiro lugar, graças à uma vitória inédita em competições contra a Romênia. Não tinha como esperar essa, e os romenos devem ter ficado com saudades da década de 90, quando tinham um time decente. E pensar que a Albânia para mim só era o país com o Marko de Tropöja, que o Liam Nesson transformou em lâmpada no Busca Implacável. Só não deu pra passar na repescagem...




Confesso que me surpreendi bastante aqui. A começar pelo País de Gales, outro estreante, que ficou em primeiro. Havia me esquecido que ali joga um bom atacante do Real Madrid que fez a diferença e conseguiu esse feito inédito. A Inglaterra, parece que está como o Brasil, não se impondo como uma seleção de ponta, apesar deles terem ganhado de seus parceiros de Reino Unido. Pelo menos não pagou o mico homérico da Copa...

O que salvou foi que acertei a Eslováquia, parecia que terceiro seria mesmo o seu lugar, e que antes mesmo dos demais jogos já se mostrou como uma das melhores terceiras colocadas, garantindo assim passagem para a etapa seguinte. E a Rússia, que vai sediar a próxima Copa, amargou um último lugar, não adiantando aquela pose de macho dando porrada em todo mundo. Agora os jogadores da terra da vodka vão ter que se explicar lá para o Putin, que deve ter ficado meio puto com esse resultado.


Bom... alguém ia apostar que a Alemanha não ficaria em primeiro? Acho difícil, os chucrutes são sem sombra de dúvida grandes favoritos. Mas o que surpreendeu é que ela ganhou a liderança apenas por conta do saldo de gols... A Polônia, ao contrário do que ocorreu na Segunda Guerra, conseguiu segurar os alemães e conseguiu um segundo lugar honroso. Também esqueci que tinha ali um artilheiro que faz a diferença...

Continuando com meus erros, a Irlanda do Norte conseguiu um terceiro lugar, mostrando que foi outra estreante a surpreender na competição. Passou também, assim não vou ter como voltar com o estilo de bandeiras tremulando que usei na Copa, pois no pacote de imagens que tenho não tem essa bandeira. Por fim, na lanterna do grupo e da competição, com zero ponto e nenhum gol marcado, ficou a Ucrânia. Confesso que não sei por que achei que ela fosse ficar em segundo, achei que aquele Schevschenko (será que é assim que se escreve?) ainda jogava lá... Enfim, se despediu da Euro como a pior seleção. Mas acho que não tem problema ser ruim no futebol e ter as mulheres mais lindas do mundo.


Eu sei... Não resisto às ucranianas, russas e outras representantes do sexo feminino das ex-repúblicas soviéticas.


Aqui eu consegui passar vergonha mesmo, não acertando nenhuma das posições. Mas convenhamos que aqui tivemos algumas grandes surpresas também. Começando com a Croácia, que eu achei que ficaria em último, ficando no topo da tabela, após uma vitória contra a Espanha, que ficou em segundo. Outra seleção de ponta, com elenco milionário, passando uma certa vergonha. Mas, como a Inglaterra, pelo menos não foi uma deslizada homérica com foi aqui no Brasil.

A Turquia, que por algum motivo achei que fosse surpreender, ficou bem atrás dos demais em terceiro lugar, e na verdade acho que merece ficar ali mesmo. Foi tão medíocre que juntamente com a Albânia ficou em terceiro e pelo caminho. Quanto à República Tcheca, também achei que seria um time a mostrar um futebol melhorzinho, sempre foram enjoados dando trabalho pros outros times, mas aqui não deram nem pro cheiro.


Consegui acertar metade do grupo, e sem sombra de dúvidas a Azzurra ia ficar em primeiro, conseguindo esta classificação com antecedência na segunda rodada, apesar do tropeço diante dos irlandeses. Não tem como não apostar nos tetracampeões comedores de macarrão. E a Bélgica em segundo era algo esperado. Embora todo mundo fale que ela tem uma seleção empolgante, no topo do ranking da FIFA, nunca vi ela mostrar um futebol de destaque, mas foi o suficiente para passar para a próxima fase.

Uma boa surpresa foi a Irlanda, que conseguiu mesmo em terceiro passar para a fase seguinte. Aliás, deve-se comentar que diferente dos torcedores ingleses e russos, os irlandeses foram os verdadeiros boas-praças, talvez devido ao seu elevado teor alcoólico no sangue. E na lanterna, ficaram os suecos. O falastrão do Ibrahimovic, que fica aí posando de gostosão, mais uma vez passou vergonha e não conseguiu levar sua seleção mais adiante. Honestamente, é bem-feito, pra deixar de ser babaca.




Aqui foi a verdadeira surpresa... Não sabia que a Hungria tava batendo esse bolão todo, achei que eles iam ficar em último e eles descolam a liderança do grupo. Nunca poderia imaginar, acho que eles devem ter estragado vários bolões por aí. Mas a verdadeira surpresa foi a Islândia, outro país sem muita tradição futebolística, mas que passou no segundo lugar apenas por conta do saldo de gols. Já tinham falado que ela ia surpreender, mas não pensei que seria pra tanto...

Por sua vez, a decepção ficou com Portugal, que só passou na base do sofrimento em terceiro lugar. Cristiano Ronaldo mais uma vez parecia mais preocupado com seu penteado em vez de jogar bola, apesar de ter salvo seu time no último jogo. Por fim, Áustria que pra mim nem fede nem cheira, não apareceu nem um pouco, ficando lá largada em último.

E é isso... De 24 acertos possíveis, só cravei 6... Parece que preciso me atualizar quando o assunto é futebol europeu.

Em todo caso, vamos continuar com a brincadeira e avaliar agora os jogos das oitavas de final, vou destacar em negrito as seleções que acho que vão passar nessa fase.

Confesso que aqui eu não tenho muita idéia, tem cara de que será um daqueles jogos mornos e sem graça. Pensando no resultado que as duas seleções apresentaram em seus grupos, eu imagino que a Polônia vai ter uma certa superioridade sobre os suíços, afinal os caras conseguiram parar a Alemanha.

Sem dúvida ficou bem interessante ver este confronto do Reino Unido. Tenho a impressão que será outro jogo equilibrado, com nego alçando bola alta na área um do outro. Vou na segurança, e minha aposta será que o País de Gales vai vencer a Irlanda do Norte.

Um jogo talvez inesperado... Será que os portugueses vão conseguir se impor contra os croatas? Sei não, tenho a impressão que Cristiano Ronaldo e companhia vão peidar na farofa, permitindo que a Croácia passe para as quartas.

Esse é um jogo que eu imagino que será interessante. Pessoalmente, eu vou torcer para a Irlanda, para o bem da competição precisamos ter os pinguços irlandeses por mais tempo. Mas no fundo eu acho difícil que a França não consiga passar, jogando em casa e tudo mais.

Aqui talvez não tenha muita dúvida: apesar de não ter mostrado ainda o futebol que nos empolgou na Copa, não tem como a Alemanha não passar pela Eslováquia, mas me parece que não será algo muito moleza não.

Outro que promete ser um jogo escroto... Aliás, qualquer jogo com os belgas dá sono. Eu fico até com uma pulga atrás da orelha, vendo a Hungria surpreendendo, mas imagino que mesmo na dificuldade a Bélgica vai passar.

Se tem um jogão nas oitavas, é esse aqui. Será a reedição da final da última Euro, vencida pelos espanhóis. Promete ser sensacional, acho que vou até matar o trabalho pra assistir esse aqui. Não tem favorito aqui, mas coloco as minhas fichas na Espanha.

Em outros tempos, eu certamente iria dizer que esse jogo seria muito fácil para os ingleses, de longe parece ser o confronto mais desigual. Mas os vikings tem toda a pinta de querer o título de azarão. E vou até arriscar aqui que a Islândia vai ser a zebraça dessa fase.

Enfim, vamos ver como me saio nessa. 

Comentários