Como não odiar os Correios?

Já começo aqui dizendo que eu estou puto. Muito puto. Por isso, não se surpreenda com a quantidade de palavrões e xingamentos que você verá logo mais. E dessa vez o culpado por isso é um dos piores e mais incompetentes serviços públicos de nosso país, os Correios. Dizem que é ruim em todos os países, cansei de ver piadinhas falando da baixa qualidade do US Postal Service, por exemplo. Mas eu diria que até mesmo o Newman do Seinfeld poderia ser considerado um excelente profissional, se  comparado com a escória que nós temos aqui.


Tenho certeza que não estou sozinho nessa, você deve compartilhar dessa minha opinião. Ainda mais nessa época mágica, entre a Black Friday e o Natal, quando naturalmente existe um maior fluxo de encomendas. Logicamente, não podemos esperar que os Correios adotem uma postura pró-ativa de se prepararem para essa época de pico, com contratações temporárias e horários estendidos para lidar com a alta demanda. Que se fodam os consumidores, esse é o lema. Foda-se se a pessoa está esperando um mês para receber aquela promoção que comprou na Black Friday, e foda-se a pessoa que está esperando chegar um presente a tempo do Natal.

Mas, antes fosse apenas isso. O problema é que os Correios conseguem piorar ainda mais o serviço, e parecem fazer de tudo para estressar e prejudicar a população, que fica a mercê de seu monopólio em território nacional.


O que motivou a minha postagem é que eu estou aqui cada vez mais fulo com uma demora inexplicável de algumas encomendas que eu estou esperando. Uma delas está vindo dos Estados Unidos, e outra está vindo do Brasil, do interior de São Paulo. E ontem eu fui agraciado com uma mensagem no sistema de rastreamento, daquelas que ninguém quer ver, para ambas.

Vou começar com a encomenda local. Comprinha bunda, produto de menos de 30 reais comprado no Mercado Livre. Pago no mesmo dia da compra, e foi postado no dia 5 desse mês, lá na cidade de Itaquaquecetuba, a qual nunca ouvi falar. Mas que na verdade não fica tão longe da capital, fica ali perto de Garulhos e Mogi das Cruzes, muito mais perto do que eu imaginava, esperava algo mais pro interior, quase Mato Grosso. 

Aí, você imagina: pombas, então será rápido, deve ir pra capital e depois pro Rio, ou até direto. Mas não. Logística é algo que você não vê nos Correios aparentemente. Pois a minha encomenda foi para a unidade de tratamento em Cajamar. Para aqueles que não fazem idéia da geografia paulista (como eu), segue o mapinha.


Isso mesmo... O Rio fica pra direita, pra leste. E a encomenda vai pra direção oposta!

E olha que quando eu comecei a escrever esse post, nem fazia idéia disso! Pensava que Itaquaquecetuba fosse mais longe, e Cajamar era no meio do caminho, mas não. Só me deixou ainda mais puto com os Correios do que eu já estava.

Mas vamos dar um desconto... Talvez Cajamar seja mesmo um centro de distribuição por onde todas as encomendas paulistas devem passar. Embora eu já tenha feito porrilhões de encomendas de cidades ainda mais no interior do estado que nunca passaram por ali. E, afinal de contas, foi coisa muito rápida, pois no dia 6 ela saiu de Itaquaquecetuba (uma vez que no dia 5 ela havia sido postada depois do horário de expediente), e já no dia 7 iniciou seu "longo" trajeto até o Rio de Janeiro.

Apenas como referência: em linha reta, são 55 quilômetros de Itaquaquecetuba até Cajamar, e dali são 379 quilômetros até o Rio, cerca de 6 vezes mais. Sabemos que a conta não é tão linear assim, mas suponhamos que deveria levar então 6 dias pra chegar aqui no Rio de Janeiro, lá pelo dia 13.

Bom, agora coloco o printscreen do rastreio.


Puta que pariu! Perceba que desde o dia 7 eu olhava ali no rastreio e não via pôrra nenhuma, nada era atualizado. Aí, hoje de manhã eu fui olhar no site e vejo uma atualização do dia 18 (onze dias depois de sair de Cajamar) e os filhos das putas dizem que o objeto ainda não chegou à unidade?!

Caralho! Vão tomar na bunda! Como assim não chegou na unidade? Tá vindo de jegue essa pôrra? 


Uma das coisas que me deixa mais fulo é que eu não consigo admitir uma resposta dessa. Repito, não tem como levar quase duas semanas para uma encomenda chegar praticamente da capital de São Paulo até aqui. Pela madrugada, de ônibus deve dar umas seis a oito horas, me explica como levam mais de dez dias e ainda não chegou? Não pode, não temo como ser tão lerdo assim...

Já ouvi dizer que esse tipo de mensagem costuma dizer que a encomenda pode até ter chegado já, mas que está "perdida" ali no centro de tratamento. 


Cara, vai se fuder! Como assim perdida? Então esse rastreio não serve de pôrra nenhuma, pois aparentemente os Correios não conseguem saber onde a minha maldita caixa se encontra. Que incompetência é essa? Que tipo de segurança nós podemos esperar de um serviço que não tem nenhum tipo de controle para saber se a encomenda deu baixa lá de um lugar ou se chegou em outro? Será então que esses calhordas chegam e descarregam as caixas de qualquer maneira, jogam ali num canto pra depois então se preocuparem em registrar a sua chegada?

Realmente, um "exemplo" de respeito ao consumidor.

Pior que já ouvi gente dizer que esse tipo de mensagem costuma preceder outra mais temida:


É foda... E tem gente que tem orgulho de ser brasileiro, de ter nascido e viver num prostíbulo de beira de rodoviária em que o cidadão não tem sequer o direito de receber uma encomenda.

O pior ainda é o seguinte, é saber que em muitas situações o ladrão é um carinha vestido de camisa amarela, bermuda azul e boné... tá cheio de casos de funcionários dos Correios que violam a correspondência alheia para roubar alguma coisa ali dentro, ou mesmo ela inteira. Mais uma demonstração de como esse serviço é uma merda, cheio de criminosos. Embora não se pode esperar muito de um antro liderado por sindicalistas, que adoram bostejar aí que "os Correios é do povo", enquanto mete na bunda do mesmo povo todos os dias com um atendimento desse naipe.


Na boa, se essa aí foi roubada, que se foda... Sinceramente. Como disse, é uma bobagem barata, nem rola de qualificar mal o vendedor do Mercado Livre que não tem nada a ver com isso. Compro outro, se realmente me der conta que me roubaram. Mas é foda, é uma putaria. Imagina só alguém ter comprado um produto mais caro e ser roubado dessa maneira? Ou pior ainda, pensa só uma pessoa enviar para um amigo ou familiar algo mais pessoal, tipo um presente, fotos de família ou coisa parecida, e ter bens de valor inestimável para sempre perdidos por conta de um bando de canalhas, bandidos e incompetentes?

E aí agora comento sobre a compra no exterior que eu fiz. Sem entrar em muitos detalhes sobre o que foi, mas agora estamos falando de uma encomenda de valor mais considerável, afinal de contas o dólar não está barato. O vendedor me passou o código de rastreio, e eu fui no site do USPS para ver como estava indo. Não vou tirar o printscreen aqui, pois a quantidade de informação é muita, todos os detalhes de por onde a encomenda passou são informados, tintim por tintim. E olha que o pessoal lá xinga muito o serviço de correios local... não têm nem idéia do que a gente passa por aqui.

Coloco apenas uma listinha, mostrando o caminho que ela fez:
  • Postada no dia 27/11, de tarde, em uma cidade chamada Valparaiso, no estado do Indiana;
  • No dia 28/11, chegou no centro de distribuição regional de Elk Village, Illinois, que fica um pouco depois de Chicago, a cerca de 95 quilômetros;
  • No dia 30/11, chegou ao aeroporto de Chicago, embarcando no mesmo dia;
  • Aí, no mesmo dia 30/11, fez uma escala em Miami, a 1917 quilômetros dali, saindo no mesmo dia para Guarulhos;
  • Por fim, chegou aqui no dia 01/12, depois de percorrer 6566 quilômetros.
Resumindo, foram cerca de 8500 quilômetros em quatro dias. Chegando em São Paulo, pertinho daqui do Rio. Acontece que todas as encomendas internacionais precisam passar pelo temido e famigerado centro de fiscalização de Curitiba...


Nessa hora não tem o que fazer, é esperar mesmo... Só chegou lá em Curitiba no dia 5/12. Ou seja, precisou de quatro dias para percorrer 340 quilômetros. Os mesmos quatro dias que levou para vir lá dos States pra cá, é mole?

Dá pra fazer uma brincadeira, vamos calcular a velocidade. Se eu fiz as contas corretamente, é como se lá fora ela estivesse com uma velocidade de aproximadamente 88 km/h e depois de chegar ao Brasil-il-il despencou para míseros 3,5 km/h.


Impressionante... Acho que nem o Rubinho consegue ser tão lento assim. 

Chegando em Curitiba, aí começa aquela apreensão da fiscalização aduaneira. Afinal de contas, os fiscais da Polícia Federal precisam garantir a ceia de Natal, e nada melhor do que taxar abusivamente a encomenda de pobres mortais que querem comprar algo no estrangeiro na black Friday. Já ouvi vários casos de encomendas que ficaram retidas mais de um mês, ou que receberam impostos de mais de 50% do valor da mercadoria, muitas vezes o suficiente para que o destinatário desista. Sei lá, acho que esses caras devem ter orgasmos ao fazer isso, ao ter aquela sensação de estarem fudendo alguém assim de graça...

Em todo caso, para a minha surpresa no mesmo dia 5 a encomenda foi liberada. Ufa, agora era só ver quanto tempo levaria para ela percorrer os 674 quilômetros que separam o centro de fiscalização de Curitiba da Cidade Maravilhosa. Pensando na velocidade sensacional de 3,5 quilômetros por hora, levariam uns oito dias mais ou menos pra chegar aqui, no mesmo dia 13 em que eu esperava receber a encomenda vinda da distante Itaquaquecetuba, eu estaria recebendo essa outra vinda da terra do Trump.

Mas como alegria de pobre dura pouco...


Sinceramente...


Puta merda! Vão tomar no meio do rabo, seus filhos das putas dos Correios! Pombas, como que essa droga demora para cacete! Mais uma vez, os merdéis não têm idéia de onde está, cambada de incompetente da pôrra!

Repito, levou quatro dias... QUATRO dias fudidos pra essa bagaça atravessar o hemisfério, e agora ela simplesmente desaparece por quase duas semanas aqui dentro do país? É realmente querer fazer a gente de palhaço, é uma vontade de prejudicar a vida de todo mundo sem mais nem menos.

E observe uma coisa: dá uma olhada nessas duas imagens que eu coloquei do rastreio, em especial veja ali a data da última atualização. Ambas no mesmo dia e horário! As duas encomendas, vindo de lugares distintos, tiveram a última atualização no dia 18 de dezembro, às 18:06! No mesmo minuto!


Me explica isso? Só me faz ter uma certeza maior de que ninguém nos Correios tem a menor idéia de onde essas encomendas estão, se ainda estão lá em Curitiba ou Cajamar, se foram roubadas, se a porta do caminhão abriu e elas caíram na estrada, se estão jogadas num banheiro lá do centro de distribuição de Benfica, nada. NÃO SABEM DE PÔRRA NENHUMA!!! Isso aí foi o filho da puta do estagiário lá, que mandaram escrever isso para todos os destinatários do Rio de Janeiro, só pra não dizerem que não atualizam o status do rastreio. Afinal de contas, eles estão pouco se fudendo se nossas encomendas vão chegar ou não. Vai tomar na bunda, seus cornos!

Sabe, e fico pensando o seguinte... Tudo bem, em meu caso é uma simples compra, algo que eu gosto. É como alguém comprar um livro, um videogame ou algo destinado ao seu lazer e distração. Não que esteja certo esperar essa eternidade toda nesses casos, mas também ninguém vai morrer se levar um pouco mais de tempo pra receber. Agora, eu fico imaginando pessoas que dependem dessas encomendas. Tipo, imagina um pintor que encomendou tintas para pintar seus quadros, ou o sujeito que tem uma oficina e comprou alguma peça ou ferramenta necessária para seu trabalho, ou uma professora que comprou um livro que vai usar em classe. Ou seja, situações onde a encomenda é aguardada por ser necessária para a profissão ou estudo da pessoa, algo que se atrasar vai prejudicar o seu negócio, vai fazer com que esse pequeno empresário perca um negócio ou cliente, vai prejudicar sua vida acdêmica. Ou mesmo todo o gasto se a encomenda extraviar, imagina só o transtorno?

E aí? Como que fica o prejuízo dessa pessoa, hein, seus filhos das putas dos Correios?

Por isso que esse país aqui é um atraso só. Nada aqui funciona direito. Pensar em toda essa dor de cabeça que somos obrigados a passar, tira todo o tesão de comprar algo fora. Você chega ali, procura na Internet uma loja de qualidade e que se preste a enviar para o Brasil (algo que é cada vez mais difícil, por conta das constantes perdas e atrasos homéricos), faz a sua encomenda e depois fica nesse chá de cadeira depois que ela cai num universo paralelo chamado Curitiba. Só aqui nessa merda mesmo, estamos na contra-mão do desenvolvimento, numa época onde se levam poucos dias pra uma caixinha viajar lá da puta que pariu até aqui e depois levar meses pra chegar na sua casa.


É muita pouca vergonha...

Tem mais que privatizar essa bosta dos Correios. Manda toda essa corja embora, cambada de vagabundo. Só assim pra essa droga melhorar.

Ou então a opção é buscar esses serviços para trazer encomendas de fora. Ouvi falar que tem alguns sites nos EUA que fazem isso, eles recebem lá mesmo e depois enviam por meio de um daqueles serviços rápidos, tipo Fedex ou DHL. Sai mais caro, é lógico. Mas ao pensar que dessa forma você terá a certeza de que sua encomenda chegará em sua casa dentro de um prazo aceitável, sem correr o risco dela simplesmente ser perdida e ninguém saber informar nada, talvez vale a pena.

Depois eu conto aqui o fechamento dessa história... Espero que com um desfecho positivo, em que eu receba as minhas encomendas em bom estado. Pois ainda tem isso, se não bastasse todo o atraso e a falta de informação, ainda precisa contar com o carinho e a boa vontade dos Correios para que as encomendas não sejam pisoteadas, chutadas, sentadas em cima e arremessadas numa parede, para destruir tudo que estiver ali dentro...


********** UPDATE **********

Só pra comentar que finalmente as encomendas chegaram... A que estava vindo de Itaquaquecetuba chegou aqui no dia 22 de dezembro, logo antes do Natal, depois de uma longa viagem de 16 dias. E o pacote vindo dos Estados Unidos apareceu aqui na minha casa apenas no dia 26 de dezembro. Puta merda, um mês inteiro pra chegar aqui, sendo 3/4 disso foi aqui dentro do Brasil.

Realmente, depender dos "Cúrreios" é foda...

Comentários